segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Espectro Político (4): Centro

Um leitor (sim, tenho leitores!) me perguntou onde ficaria o Centro no espectro político apresentado nesse blog. Ficaria, como era de se esperar, no meio da figura?

Mas ali no meio está escrito Anarquia... Seriam então os partidos de centro-alguma coisa anárquicos? Não, não.

Muita gente não concorda com a direita nem com a esquerda ou mesmo nem sabe o que significa cada um e aí se declara de "centro", nome que sugere, talvez, algum equilíbrio e ponderação. Decerto deve ser o grupo dos caras mais centrados, quem sabe? "Não tenho compromisso com esses extremistas de esquerda ou direita; detesto modinha e rótulos, por isso sou do centro", as pessoas devem pensar.

Não é por aí.

O esquerdista é louco pra restringir sua atividade econômica, mas pelo menos advoga a favor de algumas liberdades pessoais; o direitista quer cuidar da sua vida moral restringindo sua liberdade pessoal, mas pelo menos deixa sua vida econômica em paz. O centrista é alguém que une o pior dos dois lados sem dar nenhum dos benefícios: é alguém que acha essencialmente que o Estado tem que se meter em tudo! O esquerdista vai tomar o seu dinheiro pra financiar o Estado babá econômico, o direitista pra financiar o Estado babá moral e o centrista pra financiar ambos.

Longe de significar "neutralidade", "ponderação" ou "apoliticismo", vemos que ser do centro significa exatamente o contrário, significa te algemar nas duas liberdades. O centro acaba ficando ali no meio mesmo, junto com a Anarquia. A diferença é a seguinte: enquanto na anarquia todos têm liberdade até pra tirar a liberdade alheia (o que reduz a liberdade), no centro a liberdade é reduzida pelo próprio Estado mesmo, o que tende a colocar o centrismo ainda mais abaixo no gráfico — e lembrem-se: o que interessa é ir pra cima no gráfico, aí sim há ganhos.

Isso nos ajuda a resolver um outro problema que pode ter aparecido: eu disse que não havia partidos de direita no Brasil, mas então de onde teria vindo uma estupidez como a Lei que obriga estudantes da escola pública a rezar o Pai-Nosso antes das aulas? É algo que claramente viola a liberdade pessoal dos alunos de não quererem rezar, então quer dizer que é de direita? Mas como pode ser isso se não tem nenhum partido de direita?

Bom, pra estar de um dos lados não basta oferecer só o contra, precisa do a favor junto: pra ser de direita não basta "ser contra a liberdade pessoal", é preciso oferecer liberdade econômica TAMBÉM (observe o gráfico). É por isso que o Partido Progressista (ao qual o criador da Lei é filiado) não é um partido de direita, nem nenhum outro é: simplesmente porque no lado econômico não defendem livre mercado. Por isso são no máximo um centro-qualquer coisa.

Assim, estar no centro significa apenas que você está cercado pelo Estado de todos os lados, em vez de um só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário